Como era de se esperar, devidos as articulações que vinham ocorrendo em torno do nome de Professor Cardozo, no meio da categoria que, a priori, o queria como candidato a Deputado Federal, acabou por lançá-lo a Deputado Estadual nas eleições 2010.
Professor Cardozo tem uma história de lutas tanto na política como nos movimentos sociais, sindicais e de classe. Natural de Dom Macedo Costa - Ba., quarto filho de um total de doze, logo sedo se destacor nos estudos e nos movimentos estudantis que, logo aos quatroze anos, foi eleito para o grêmio do colégio onde estudava e aos dezesseis, já era militante do Partido dos Trabalhadores onde permanceu até 2002. Com a eleição do presidente Lula em 2002 e a sua posterior ida para o modelo social liberal, Professor Cardozo fiel aos seus princípios políticos ideológicos, ingressa no PSOL.
Ainda na faculdade, é eleito primeiro para o Centro Acadêmico e depois para o Diretório Acadêmico onde enfrenta a direção da faculdade e organiza os alunos inadiplentes e consegue o perdão das dívidas e, logo depois, um crédito educativo da própria Universidade Católica que, beneficiou mais de cinco mil alunos carentes.
Fazendo faculdade e tendo que trabalhar no comércio para custear as despesas pessoais, ingressa no sindicato dos Comerciários que, naquele momento, passava por mudanças na sua direção e o ajuda na sua reconstrução e tem participação ativa na greve de 1985 que parou todo o comércio de Salvador e que definiu um piso para os comerciários.
Depois de formado, ingressa na educação onde tem participação ativa em todos os movimentos de interesse da educação,dos professores, e dos demais profissionais a ela ligados. Participou ativamente dos debates que culminou na aprovação do piso nacional do professor e tem feito críticas ferronha a valor aprovado, hoje equivalente a R$ 1.200,00, muito aquém das necessidades básicas do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário