quarta-feira, 24 de agosto de 2011
- CAMETÁ OU SODOMA E GOMORRA?
por:professor Cardozo
No último domingo 14/Agosto os jornais “O Liberal” e “Amazônia” publicaram reportagens sobre Cametá (transcrita na íntegra abaixo), não como “Pérola Tocantina”, mas ao contrário e mais uma vez, pelas mazelas causadas por sucessivos desgovernos manchados pela corrupção e pelo descompromisso com Cametá e os cametaenses.
Dessa vez não foi à malária não, mas a prostituição infanto-juvenil, a elevação dos crimes sexuais, as gravidez precoce e a crescente onda de tráfico e violência que a cada dia aterroriza mais nosso povo.
Apesar de a reportagem ter “qualificado” os principais co-aliciadores desse comércio de vidas e, portanto, os principais responsáveis pelo crescimento desses males sociais típicos de terceiro mundo, como sendo os “patrões” isto é, geralmente, como denuncia a reportagem, são “homes de situação financeira estável, de classe média e alta, que em alguns casos têm certa influência na cidade. Além de políticos, empresários e comerciantes (...)”, a redação poupou, novamente, os gestores municipais, estaduais e federais, afinal, mesmo tendo o Município maior responsabilidade na execução de políticas públicas voltadas para a juventude em suas múltiplas facetas e necessidades (educação, saúde, cultura, lazer, esporte, emprego...), o Estado do Pará e a União também têm obrigação de manter e construir uma rede de benefícios que constituam de fato uma malha social, dando aos jovens cametaenses outras opções de ser e viver, de realizar suas potencialidades e de se desenvolver enquanto sujeito de sua própria historia, da historia de seu lugar e de sua gente.
Olha o que diz o artigo 227 da Constituição da República do Brasil:
“É dever da família, da sociedade e do Estado
assegurar à criança e ao adolescente, o direito à vida,
à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. (Artigo 227 caput da Constituição Federal de 1988)
Mas como nossos jovens vão trilhar um caminho distante das farras, drogas e prostituição? Como?
Com o “Centro de Cultura” entregue às baratas há mais de qu15ze anos?
Com a “Trilha da Juventude”, lugar onde diariamente se vêem jovens consumindo drogas, sendo aliciados e prostituídos e, eventualmente até sendo assassinados? Um antigo ponto de referência de nossa juventude, ironicamente incrustada entre escolas, o Judiciário e o estádio municipal, encontra-se abandonada desde a gestão Miltom Peres, há mais de 15 anos. João Medeiros-PMDB (1992 - 1996), Emmanel Cunha-PR (1996 - 2000), Quaresma-PT (2000 - 2004), Valdoli-DEM (2004 - 2008) e outra gestão Valdoli-DEM (2008 - 2012), TODOS ELES ABANDONARAM A TRILHA E JUVENTUDE CAMETAENSE!
Sendo o Ministério da Educação – MEC, o Índice de Desenvolvimento da Educação de Base – IDEB, (que pode ser consultado no sitio: www.sistemasideb.inep.gov.br) revelaram que no que tange o ensino público o Pará em 2009 ficou com média 3,0, abaixo da média nacional no mesmo ano, que ficou em 3,6.
Já as escolas municipais de Cametá, muito abaixo da média nacional, desde 2007 quando o índice foi criado, até o último senso em 2009, manteve em quase sua totalidade, índices entre 0,8 e 2,5. Veja o quadro abaixo, escola por escola:
Escolas
2005
2007
2009
E M E F ACHILLES RANIERI
2.1
E M E F CORONEL RAIMUNDO LEAO
3.0
2.9
E M E F D ROMUALDO DE SEIXAS
2.2
2.3
3.3
E M E F DE AJARAI
0.8
E M E F DE AJO
2.3
E M E F DE ARICURA
2.4
2.0
E M E F NOSSA SENHORA DO CARMO
1.8
E M E F NOSSA SENHORA DO CARMO
1.9
E M E F NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO
E M E F PRESIDENTE EURICO G DUTRA
2.4
E M E F PRO JOAO GIOCA DE MORAES
2.3
E M E F PROF ELIZIA MALVINA MUNIZ
2.6
2.6
E M E F PROF JOAO MORAES BITENCOURT
2.5
E M E F PROF JOAO TEIXEIRA TAVORA
2.6
E M E F PROF JOAQUIM BASTOS
2.5
E M E F PROFA CELECINA BRAGA DE MELO
2.7
E M E F PROFA GLICERIA GUIMARAES
2.6
E M E F PROFESSOR FRANCELINO DE FREITAS
1.7
E M E F PROFESSOR FULGENCIO WANZELER
2.6
E M E F PROFESSOR JACINTO GARCIA
1.5
E M E F PROFESSOR RAIMUNDO DA COSTA CALDAS
3.5
E M E F PROFESSORA DALILA LEAO
2.0
2.7
2.7
E M E F PROFESSORA DINORA TAVARES GONCALVES
2.0
3.4
3.1
E M E F PROFESSORA DULCE FERREIRA PACHECO
2.1
E M E F PROFESSORA FRANCISCA ARNAUD DE PINA
2.0
1.6
2.4
E M E F PROFESSORA MARIA DE NAZARE PERES
2.7
E M E F PROFESSORA MARIA EDUARDA GOUDINHO
2.9
E M E F PROFESSORA MARIA NADIR FILGUEIRA VALENTE
2.9
3.4
E M E F PROFESSORA MARIA VALDA BRAGA VALENTE
2.5
2.7
3.1
E M E F PROFESSORA NOEMIA DA SILVA MARTINS
3.4
3.0
E M E F RAIMUNDA DA S BARROS
2.1
2.6
2.8
E M E F RAIMUNDO CORREA CRUZ
3.3
E M E F RAIMUNDO IGNACIO FERREIRA
2.3
E M E F ROMAO AMERICO FILHO
2.3
E M E F SANTA MARIA
2.4
3.0
3.2
E M E F SANTA SANTOS
3.3
3.4
3.6
E M E F SANTA TEREZINHA
2.4
2.3
2.7
E M E F SAO JOAO BATISTA
2.7
3.0
3.4
E M E F SODRELINO GARCIA DUARTE
1.3
Não é de se estranhar tanta prostituição infanto-juvenil, consumo de drogas e gravidez precoce numa cidade onde TODOS OS VEREADORES (do PT, PSDB. DEM, PCdoB...), VOTARAM CONTRA a melhoria da qualidade de ensino em Cametá e, a mando do prefeito, votaram contra a reposição salarial de 22% para professores, conforme prévio acordo entre o SINTEPP, a categoria e a Prefeitura.
Nossos professores têm um dos piores salários do Pará e um plano de carreira péssimo. Pois bem, os vereadores por unanimidade aprovaram uma mísera reposição de 11,5%, que se quer cobre a inflação dos anos sem reajuste real.
Ou ainda, em uma cidade onde uma única escola leva mais de SETE anos para ser construída e até hoje se quer foi inaugurada, o absurdo se passa em na Vila de Belos Prazeres, Curuçambaba. Como a escola nunca foi entregue, as crianças dividem o barracão comunitário, várias turmas, a uma temperatura de mais de 40 graus!
A reportagem do grupo “Liberal” disse a verdade sobre o vertigino aumento de jovens viciados, na prostituição, e também foi realista quando apontou as que as inúmeras festas regada a álcool favorecem o aliciamento de jovens e crianças, mas deixaram de denunciar os principais responsáveis por esse pântano social que Cametá esta se tornando, tendo sido comparada às cidades de Sodoma e Gomorra dominadas pela corrupção e prostituição, e por outro lado dá um enfoque policialesco à questão social em foco, quase dizendo “PRECISAMOS DE MAIS POLICIAIS E MAIS CELAS”.
NOSSA JUVENTUDE CAMETAENSE ESTA SE PERDENDO, governadores, prefeitos, senadores, deputados, vereadores, todos de mãos dadas com certos comerciantes e empresários, todos na mesma ciranda, mudos e indiferentes, cúmplices e co-autores da trágica historia de vida de meninos e meninas destruídas aos 7, 8, 9 anos!
SEM PROJETOS NEM REALIZAÇÕES, esses políticos viciados de poder, ficam apenas discursando ou expedindo ofícios às autoridades “competentes”, apenas discursam seu politiquês barato e cínico!
Lembraram de pedir voto logo mais em 2012, - COM CERTEZA – e continuarão imóveis e falantes, porém sem respostas e ações sérias para salvar, resgatar, ressuscitar Cametá com todo seu esplendor e a força de sua gente.
Muitas foram às obras já “realizadas” SÓ NA PROMESSA, como a construção do “cais” às margens do rio Caji, que banha parte da Vila de Belos Prazeres, prometida pelo então deputado federal Paulo Rocha (ficha suja do PT) . Onde foi parar os recursos de emenda parlamentar estimada em mais de R$ 300.000,00 ????!
É lastimável e revoltante. A corrupção e a incompetência de mais de uma geração de políticos alheios ao sofrimento do povo.
Desde 2006 venho denunciando o abandono em que a cidade se encontra, sem remédios e médicos; a rede de corrupção institucional-familiar encastelada nos aparelhos públicos, a prostituição, o gigantesco déficit habitacional.... A conseqüência? PERSEGUIÇÕES, INTIMIDAÇÕES, VOZ DE PRISÃO E ATÉ AMEAÇA DE MORTE!
Prática corriqueira do corolenismo corriqueiro ainda reinante em Cametá.
INDIGNAÇÃO!!! Quando vemos tudo isso e ainda, lembramos do assassinato brutal do jovem advogado Fabio Teles, encomendado por influente empresário-político (ZÉ MARIA do “Tecidos Cametá”), segundo investigações policiais.
A CORRUPÇÃO E O DESPREZO PELO POVO SÃO A MAIOR MARCA DE SUCESSIVOS GOVERNOS E MANDATOS HISTORICAMENTE BENEFICIADOS PELO APOIO DOS CAMETAENSES.
Muitos desses “patrões” vêem em nossas belas crianças apenas um objeto para satisfação de suas bestialidades sexuais ou ainda, como mão de obra semi-escrava do tráfico de drogas.
Já os filhos desses patrões, muito ao contrario de nossas crianças, raramente estudam ou vivem em Cametá, são mandados “pra fora”, para estudar, viajar e voltar (ou não), com condições privilegiadas para alcançar bons empregos e elevadas posições sociais.
Mas e os empregos para nossos jovens? Onde o Município, e o Estado como um todo, construíram alternativas reais para geração de emprego e renda?
Quando as potencialidades múltiplas de nossa Cidade serão aproveitadas para geração de emprego e renda para nossa gente? Onde estão industrias e/ou cooperativa de produção?
NÃO HÁ VAGAS, NEM EMPREGOS! Mas o tráfico sempre está de portas abertas a oferecer um “bico” de “avião”, “olheiro”, “boqueiro”...
Para os gloriosos gestores do passado e do presente, melhor “não mexer em time que esta ganhando”, melhor manter a máquina publica de cabide de empregos temporários para uma centena de trabalhadores, que ainda são obrigados a se sujeitas às praticas mandonistas, arbitrárias e autoritárias de seus “patrões”.
VOTO DE CABRESTO MANTÉM COVARDES NO PODER
E depois, em 2012 ainda vão ter que “retribuir” o “favor”, sendo praticamente coagidos a acompanhar os candidatos indicados pelo “patrão”. RESULTADO?
Sem educação, cultura, esporte e emprego?
Com prostituição, álcool, drogas e festas?
CASO DE POLÍCIA? Debaixo da árvores policia “colhe os frutos” do caos de abandono e corrupção que assola Cametá, mas as raízes desses males são mais profundas! Sem fórmula mágica, é necessário e urgente que medidas de curto, médio e longo prazo sejam postas em pratica imediatamente!
FAZER SUMIR DINHEIRO é prática de prefeitos de Cametá desde antigamente, fazem sumir de restaurante popular ao dinheiro da aposentadoria de dezenas de servidores municipais!
SÓ GARGANTA? Não adianta judicializar à política e transferir a responsabilidade da questão social de Cametá à polícia e ao judiciário. Como no “ato contra malária do dia 25 de julho”, que na última segunda das férias de julho “erraram ou esqueceram” o caminho das secretarias de saúde; da prefeitura, da casa do secretario de saúde, em fim.... vieram direto pro fórum!
Concordamos que a impunidade, sobretudo nos casos de crimes sexuais gera violência, mas é preciso atacar a raiz do problema, investir desde a base em nossas crianças. Pois, se não há respeito, é preciso destronar o rei e acabar com toda corte de privilégios gozados com dinheiro público, salários fantasmas, desvios e fraudes!
VAMOS DIZER BASTA A “HEREDITARIEDADE” DESSES POLÍTICOS SUJOS E COVARDES!
GRITO DOS EXCLUÍDOS, 7 DE SETEMBRO! É importante e válida toda forma de contestação contra essa desordem e desgovernos, inclusive, o chamado virtual do Parente (BLOGDOPARENTE.BLOGSPOT.COM), mas se conhecemos a realidade de Cametá e queremos transformá-la, É PRECISO DIZER A VERDADE NAS RUAS, mobilizar as comunidades e fazer muito barulho nas rádios e esquinas, tomar a avenida em um grande protesto por respostas imediatas para juventude e a população em geral.
ü BASTA DE COVARDIA CONTRA CRINÇAS E ADOLESCENTES!
ü PRISÃO DE TODOS OS CORRUPTOS E CORRUPTORES!
ü DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO E PATRIMÔNIO PÚBLICO DESVIADOS, COM CONFISCO DE BENS!
ü CAMETÁ MERECE SER PÉROLA E NÃO MANCHETE POLICIAL!
Cametá, margem esquerda do rio Tocantins, 18 de agosto de 2011.
Movimento Terra Trabalho e Liberdade - MTL
No último domingo 14/Agosto os jornais “O Liberal” e “Amazônia” publicaram reportagens sobre Cametá (transcrita na íntegra abaixo), não como “Pérola Tocantina”, mas ao contrário e mais uma vez, pelas mazelas causadas por sucessivos desgovernos manchados pela corrupção e pelo descompromisso com Cametá e os cametaenses.
Dessa vez não foi à malária não, mas a prostituição infanto-juvenil, a elevação dos crimes sexuais, as gravidez precoce e a crescente onda de tráfico e violência que a cada dia aterroriza mais nosso povo.
Apesar de a reportagem ter “qualificado” os principais co-aliciadores desse comércio de vidas e, portanto, os principais responsáveis pelo crescimento desses males sociais típicos de terceiro mundo, como sendo os “patrões” isto é, geralmente, como denuncia a reportagem, são “homes de situação financeira estável, de classe média e alta, que em alguns casos têm certa influência na cidade. Além de políticos, empresários e comerciantes (...)”, a redação poupou, novamente, os gestores municipais, estaduais e federais, afinal, mesmo tendo o Município maior responsabilidade na execução de políticas públicas voltadas para a juventude em suas múltiplas facetas e necessidades (educação, saúde, cultura, lazer, esporte, emprego...), o Estado do Pará e a União também têm obrigação de manter e construir uma rede de benefícios que constituam de fato uma malha social, dando aos jovens cametaenses outras opções de ser e viver, de realizar suas potencialidades e de se desenvolver enquanto sujeito de sua própria historia, da historia de seu lugar e de sua gente.
Olha o que diz o artigo 227 da Constituição da República do Brasil:
“É dever da família, da sociedade e do Estado
assegurar à criança e ao adolescente, o direito à vida,
à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. (Artigo 227 caput da Constituição Federal de 1988)
Mas como nossos jovens vão trilhar um caminho distante das farras, drogas e prostituição? Como?
Com o “Centro de Cultura” entregue às baratas há mais de qu15ze anos?
Com a “Trilha da Juventude”, lugar onde diariamente se vêem jovens consumindo drogas, sendo aliciados e prostituídos e, eventualmente até sendo assassinados? Um antigo ponto de referência de nossa juventude, ironicamente incrustada entre escolas, o Judiciário e o estádio municipal, encontra-se abandonada desde a gestão Miltom Peres, há mais de 15 anos. João Medeiros-PMDB (1992 - 1996), Emmanel Cunha-PR (1996 - 2000), Quaresma-PT (2000 - 2004), Valdoli-DEM (2004 - 2008) e outra gestão Valdoli-DEM (2008 - 2012), TODOS ELES ABANDONARAM A TRILHA E JUVENTUDE CAMETAENSE!
Sendo o Ministério da Educação – MEC, o Índice de Desenvolvimento da Educação de Base – IDEB, (que pode ser consultado no sitio: www.sistemasideb.inep.gov.br) revelaram que no que tange o ensino público o Pará em 2009 ficou com média 3,0, abaixo da média nacional no mesmo ano, que ficou em 3,6.
Já as escolas municipais de Cametá, muito abaixo da média nacional, desde 2007 quando o índice foi criado, até o último senso em 2009, manteve em quase sua totalidade, índices entre 0,8 e 2,5. Veja o quadro abaixo, escola por escola:
Escolas
2005
2007
2009
E M E F ACHILLES RANIERI
2.1
E M E F CORONEL RAIMUNDO LEAO
3.0
2.9
E M E F D ROMUALDO DE SEIXAS
2.2
2.3
3.3
E M E F DE AJARAI
0.8
E M E F DE AJO
2.3
E M E F DE ARICURA
2.4
2.0
E M E F NOSSA SENHORA DO CARMO
1.8
E M E F NOSSA SENHORA DO CARMO
1.9
E M E F NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO
E M E F PRESIDENTE EURICO G DUTRA
2.4
E M E F PRO JOAO GIOCA DE MORAES
2.3
E M E F PROF ELIZIA MALVINA MUNIZ
2.6
2.6
E M E F PROF JOAO MORAES BITENCOURT
2.5
E M E F PROF JOAO TEIXEIRA TAVORA
2.6
E M E F PROF JOAQUIM BASTOS
2.5
E M E F PROFA CELECINA BRAGA DE MELO
2.7
E M E F PROFA GLICERIA GUIMARAES
2.6
E M E F PROFESSOR FRANCELINO DE FREITAS
1.7
E M E F PROFESSOR FULGENCIO WANZELER
2.6
E M E F PROFESSOR JACINTO GARCIA
1.5
E M E F PROFESSOR RAIMUNDO DA COSTA CALDAS
3.5
E M E F PROFESSORA DALILA LEAO
2.0
2.7
2.7
E M E F PROFESSORA DINORA TAVARES GONCALVES
2.0
3.4
3.1
E M E F PROFESSORA DULCE FERREIRA PACHECO
2.1
E M E F PROFESSORA FRANCISCA ARNAUD DE PINA
2.0
1.6
2.4
E M E F PROFESSORA MARIA DE NAZARE PERES
2.7
E M E F PROFESSORA MARIA EDUARDA GOUDINHO
2.9
E M E F PROFESSORA MARIA NADIR FILGUEIRA VALENTE
2.9
3.4
E M E F PROFESSORA MARIA VALDA BRAGA VALENTE
2.5
2.7
3.1
E M E F PROFESSORA NOEMIA DA SILVA MARTINS
3.4
3.0
E M E F RAIMUNDA DA S BARROS
2.1
2.6
2.8
E M E F RAIMUNDO CORREA CRUZ
3.3
E M E F RAIMUNDO IGNACIO FERREIRA
2.3
E M E F ROMAO AMERICO FILHO
2.3
E M E F SANTA MARIA
2.4
3.0
3.2
E M E F SANTA SANTOS
3.3
3.4
3.6
E M E F SANTA TEREZINHA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário