segunda-feira, 15 de março de 2010

SEMINÁRIO FACULDADE DOM LUIZ.

TRABALHO: SEMINÁRIO.








- DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.



- PROFESSOR: CARDOZO.





- PÚBLICO ALVOS:



ACADÊMICOS DOS CURSOS DE CONTABILIDADE VI E ADMINISTRAÇÃO I E VIII.



- OJETIVOS:



Os objetivos do Seminário são de aplicar o trabalho de pesquisa na rotina dos acadêmicos.



- OBJETIVOS GERAIS:



Pretende-se, a partir da análise de aulas ministradas, refletir sobre as possibilidades da estratégia de pesquisa adotada pelos acadêmicos como princípios de análise, interpretação, crítica e soluções a cerca das problemáticas sociológicas e os seus reflexos em cada individuo e na sociedade como um todo.



- METDOLOGIA:



A estratégia para a pesquisa em Sociologia define-se em torno da idéia de articular a experiência cotidiana dos alunos aos grandes temas e textos da tradição sociológica. No caso desse Seminário, para os acadêmicos do 8º semestre em ADM, pretende-se articular o problema das idéias pré-concebidas e ilusões presentes no senso comum da nossa sociedade ao pensamento de Augusto Comte e Karl Marx e a realidade local de Ribeira do Pombal e região. Quanto aos acadêmicos do 1º semestre de ADM e os do 6º semestre de Contabilidade, pretende-se articular os problemas práticos de estudo da sociologia á realidade local dos acadêmicos.



- RESULTADOS:



Esta experiência busca um caminho para a construção de um conhecimento dos problemas sociais que contribua tanto para o amadurecimento do individuo, como de aplicação no campo profissional e ampliação do conhecimento quanto para a formação da consciência crítica do acadêmico.



- TEMAS:



Os temas selecionados para serem os eixos centrais do seminário são: “o que é Sociologia”; “Introdução à Sociologia” com os sub-temas: o Estudo da Sociedade; Teoria Sociológica; Métodos Sociológicos; Ciências Sociais; População e Sociedade; Tipos de Grupos Sociais; Estrutura Social; Sociedades e Civilizações; Instituições Econômicas; Instituições Políticas; Família e Parentesco; Estratificação Social; A Força da Vida Social; Os Costumes e a Opinião Pública; Religião e Moralidade; O Direito; Educação; Mudança; Desenvolvimento; Progresso; Fatores de Mudanças Sociais; Sociologia; Política Social e Planejamento Social; Problemas Sociais. Todos os temas relacionados com a realidade local e regional de Ribeira do Pombal. (Para os acadêmicos de ADM. I e Contabilidade VI). Para os acadêmicos do 8º semestre de ADM., deverá fazer uma comparação entre as obras de Augusto Comte e Karl Marx e apontar as diferenças entre as duas teorias e as classes beneficiadas com as suas idéias.



- METODOLOGIA:



Esse Seminário deve-se desenvolver em torno da leitura e da interpretação das bibliografias abaixo indicadas e, trabalhada de forma didática, buscando situar os temas na visão e interpretação do acadêmico, utilizando-se mais da fala e do domínio dos conteúdos pesquisados em relação a leitura. Portanto, o Seminário será composto por uma parte escrita, fruto das pesquisas feitas pelos acadêmicos e apresentação em forma de seminário, privilegiando as falas em relação às leituras.



- JUSTIFICATIVAS:



Selecionamos precisamente este conjunto de conteúdos para ser o objeto central deste seminário porque julgamos que eles representam de formas paradigmáticas a estratégia procurada para a disciplina e, também, porque tratam de um problema central para quem se propõe a estudar Sociologia, qual seja, a discussão sobre a natureza dos problemas de cada um e da sociedade atual.



- AVALIAÇÃO:



A avaliação priorizará a capacidade de interpretação, de pesquisa, de didática, de conteúdo, de organização e a capacidade individual de cada acadêmico ao apresentar-se.



- DURAÇÃO:



Esse seminário será apresentado em 10 aulas, com dois temas por aula.



- INÍCIO E TÉRMINO:



- NOTA:



O seminário valerá a nota de 0 a 10.



MENSAGEM:



O estudo das Ciências Humanas deve descrever o percurso de um prisioneiro que se liberta das correntes da ignorância que o prendem ao fundo de uma caverna, e caminha em direção à luz do conhecimento. No trajeto, ele toma consciência de que o que antes via e tomava como real eram apenas sombras do verdadeiro mundo do conhecimento e, sobretudo, toma consciência de si e da sua condição anterior de ignorância. Este trajeto não é percorrido sem percalços e sofrimento e passa a enxergar com olhar de filósofo que se liberta do mundo sensível e do engano das aparências e caminha em direção à verdade. (Cardozo, Jeorge Luiz).



- BIBLIOGRAFIA:



- Bottomore, T. B. Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Ed. LTC. 1971.



- Lakatos e Marconi. Sociologia Geral. São Paulo: Ed. Atlas. 1999.



- Marx, Karl. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Ed. Martin Claret. 2002.



- Marx, Karl. Ideologia Alemã. (Qualquer edição).



- Comte, Augusto. Curso de Filosofia Positiva. (Qualquer edição).



- Benoit, Lelita Oliveira. Augusto Comte, Fundador da Física Social. São Paulo, Moderna, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário