sábado, 9 de junho de 2012
A POLÍTICA ALMEIDENSE HOJE.
Por Jeorge Luiz Cardozo*
No atual momento político vivido em Conceição do Almeida após a eleição de ITO de BÊGA e, com a conseqüente derrota política da família Neiva, que, esteve a frente do poder local de forma direta ou indireta por quase 40 anos, se faz necessário se fazer a seguinte consideração filosófica desse fenômeno e, os seus reflexos nas eleições de outubro de 2012; de modo bastante direto, o empenho de ITO em priorizar na sua gestão no pagamento em dia do funcionalismo público e os demais servidores, a educação e a saúde, o que significa dizer que por alguma razão, pode-se afirmar que o mesmo teve mérito nesta empreitada, ainda que, em relação a obra de infra-estrutura (calçamento por exemplo), segundo os seus adversários, tenha deixado a desejar. Destarte, no que diz respeito às estradas vicinais, a população almeidense, não tem o que reclamar, bem como na área de lazer adulto e infantil. Outro item importante em uma administração municipal, é o que diz respeito à geração de emprego e renda, ITO com o mérito de pagar em dia o funcionalismo, ajudou no desenvolvimento do comércio local, auxiliado pela ação de trazer o maior número possível de alunos da zona rural que, até então, estudavam em Santo Antonio de Jesus, para estudaram no Almeida (diga-se de passagem, sugestão minha), bem como o atual momento econômico do Brasil, que, tem beneficiado os investimentos na fábrica de calçado que, junto com a agricultura e a prefeitura é a maior empregadora do município. Entendemos que falta a ITO, o incentivo direto ao cooperativismo no município como forma de geração de emprego e renda nas áreas mais carentes como COMÉRCIO DE JAGUARIPE, NOVO PARAISO, PAU CEDRO, MONBAÇA, SAPATUÍ e na periferia da sede, onde, existe um grande número de mulheres que sabem costurar e, poderia ser explorado esse potencial produtivo, através de incentivo direto do poder municipal as cooperativas de costureiras e, fazer do Almeida, um grande pólo de costura da região.
”A história brinca com os homens, contudo não há ninguém para brincar, nem do lado da história, que não é animada por nenhum princípio ordenador, nem do lado dos homens, pois não acham graça nas estripulias da história” (Cardozo, 2011).
O que quero afirmar é que mesmo com o mérito de ter empenhado no Almeida uma nova história, ITO sofre da síndrome da falta de empatia para com os súditos que, segundo ele e seus assessores, pode ser superado pela boa gestão realizada e, bem avaliada pela população que, a priori, parecem estarem certos. Entendo que ITO poderia da uma melhorada na sua relação com a população, tornando-se mais simpático, mais próximo e cortes, visto que ele pretende ter uma carreira política regional, ou seja, no fundo, ele pretende chegar até a Assembléia Legislativa.
Destarte, parafraseando Marx que afirma que a história realmente possui um caráter repetitivo. Mas na primeira vez se repete como tragédia e a na segunda se repete como farsa. Em um primeiro momento chega muito cedo e no segundo já muito tarde. A revolução chega quando os homens não estão preparados ou quando não mais precisam dela. De forma que os homens fazem à história, mas não a fazem como querem, digo mais e bastante melhor, a história é fruto da ação dos homens, mas não de seu desígnio. Para unir todos os componentes destes primeiros parágrafos em uma única expressão: digamos que os homens fazem à história, pois não poderiam deixar de fazê-la, mas não sabem para onde vão, nem possuem como sabê-lo, mas não podem deixar de ir, neste ato atrapalhado podem chegar de dois modos, ou muito cedo, ou muito tarde; e o desencontro ontológico de nossa ação no mundo, deverá ser repetido, indefinidas vezes, tal como o banqueteamento dos abutres com as tripas de Prometeus.
JOEL nunca foi um grande gestor municipal, mas possui um grande poder de persuasão através da empatia e da retórica e, é com isso que ele pretende retornar ao poder de forma direta, ou seja, com ele candidato, ou de forma indireta apoiando um outro nome que não o seu. Aproveitando suas afinidades para com a população, deixa de lado a discussão política e de gestão, para se ater apenas a fatos estéreis e pessoais, inibindo a ação política preconizada em projetos de desenvolvimento do município. Ou melhor, dizendo, ainda é muito cedo ou já é muito tarde. O tempo está sempre fora de seu eixo. O tempo é fora do eixo.
Neste artigo, inauguro um argumento no Almeida que invoque uma relação de fato que incita a sua atividade teórica, qual seja “à situação política almeidense”. Com efeito, por essa expressão devemos entender que a atividade teórica minha responde às demasiadas críticas de que no Almeida não há teórico capaz de fazer uma leitura política filosófica mais aprofundada sobre a política local. Assim, responde-se à acusação de que no Almeida não se faz política de fato e sim, politicagem é uma acusação teórica aceitável, através de um novo modelo teórico diminuído. A motivação minha para buscar uma vaga na Câmara Municipal do Almeida e apoiar a ré-eleição de ITO, consiste na história recente que tem diante de mim, história essa que acusa a Câmara Municipal de insuficiência teórica, política e incapaz de agir diante dos anseios da população almeidense resposta: a Câmara sim, é um poder e modelo teórico aceitável, desde que percebamos que a teoria possui desvios não acompanháveis pela prática. Ao desvincular a relação entre teoria e prática, motivada por uma razão histórica, funda uma nova maneira de ver antigos fenômenos, por uma nova feição teórica da política.
Impossível não pesarmos que “a Câmara Municipal está fora dos eixos”, assim como a gestão municipal também estava, pois as narrativas teóricas da população sempre necessitaram de um mundo cujas relações de complemetariedade população e poder público permitam certo conflitos de classes, não que haja relações políticas sem conflito, mas nem toda conflitiva permite a reação, mas por algum motivo certa linha narrativa do mundo da vida passou a identificar o discurso vazio, sem mudança como à imagem teórica de uma determinada decadência.
A Câmara está fora dos eixos – pois o discurso e a práxis política poderia ser recolocado sobre novas bases – mas por algum motivo a recuperação desta linha discursiva cansa aos ouvidos, pois se sente que o tempo passou. Falar de política local é genial – contudo é intempestivo – fora do tempo como apenas os grandes pensadores conseguem ser – suas filiações o lançam para fora do tempo, talvez uma nova teoria, talvez novos conceitos, mas Eu opto pelos antigos, não qualquer antigo, mas o mesmo antigo, entretanto, radicalmente novo. Intempestivo porque insiste em tratar dos velhos grandes temas da política, sob a veste do argumento de que não há sobre o que falar, senão das pequenas coisas da política. O Poder Popular é um deles, relações de exploração, outro, ideologia, mais um, e sim, o velho glossário do pensamento popular volta às nossas cordas vocais, contudo ainda que possamos indicar indiscutíveis homofonias, trata-se aqui de um novo conceito. Novos papéis para velhos temas da política. Vejamos um trecho que bem indica a idéia que enunciamos, depois comentemos:
“... o Poder Popular apresenta uma ossatura material própria que não pode de maneira alguma ser reduzida à simples dominação política. O poder popular, essa coisa de especial e por conseqüência temível, não se esgota no poder da população. Mas a dominação política está ela própria inscrita na materialidade institucional da política. Se o município não é integralmente produzido pelas classes dominantes, não o é também por elas monopolizado: o poder popular está inscrito nesta materialidade. Nem todas as ações da população se reduzem à dominação política, mas nem por isso são constitutivamente menos marcadas” (Cardozo, 2011).
O que nos leva a crer que o poder popular, o poder e a relação de dominação exercida pelo agente político continuam sob uma mesma estrutura conceitual, contudo o teórico deve atentar que o poder popular possui formação heterogênea, de modo que para além da dominação, existe o exercício da dominação e a recepção da dominação pelos dominados – tal dialética é importante, inclusive, para a delimitação dos elementos constitutivos do Município. A dominação política não é a única dominação exercida pela população, talvez pudéssemos dizer que ser dominado pela política não é a única forma de exercício de poder ou de limitação de liberdade através da política, de modo que dominar pela política, igualmente, constitui um modo de ser dominado pela política. Não é possível abandonar o processo de dominação impunemente. O poder popular indica percebê-lo, mas não sem uma boa dose de moralidade ao estilo local. Com efeito, devemos perceber que utilizamos o vocábulo moralidade e não o preconceituoso moralismo. Em certa acepção nossa afirmativa é bastante redundante, mas o faz de maneira necessária, pois entendemos que não existe atitude teórica que não envolva uma percepção moral. Não importando a natureza filosófica do argumento, se falamos sobre relações intersubjetivas, falamos, também, de moralidade. Ainda que não haja uma teoria moral sobre o poder popular, devemos apontar que existem elementos que nos levam a perceber uma estrutura discursiva própria ao modo de elaborar teorias políticas sobre o Almeida, como por exemplo, a descrição da falta de qualidade no nosso poder legislativo municipal dito pelo poder popular como sendo negativa (não que discordemos desse fato). Contudo o poder popular permite um paradoxo interessante: é possível utilizar as categorias filosóficas da população, possuindo como pano de fundo, outra teoria moral que não a população, isso é possível porque o poder popular realiza exaustiva descrição do parlamento municipal, mas podemos ler o anseio popular sem tê-lo como essencialmente pernicioso para a natureza humana. O poder popular assim não faz: seu comprometimento com a moralidade envolve adesão aos princípios morais do poder legislativo municipal. Mais uma vez insiste na boa intempestividade.
A intempestividade adotada pelo poder popular talvez não seja a melhor, mas é ortodoxamente critico, gostaríamos de indicar que a apropriação do poder popular, enquanto teoria política que compreende uma parcela da população, em outras bases morais, talvez evidenciasse um interessante (ré) nascimento de antigos instrumentos conceituais. Assim, queremos salientar que ainda resta no poder popular apropriação excessivamente moral (no sentido da moral decadente) para avaliar os termos teóricos e políticos almeidenses.
Destarte, percebo que muitos indicam que o poder popular possui excelentes categorias de análise da política local, mas que não possui uma acertada teoria geral dela. Contudo, não podemos deixar de afirmar que a teoria política popular, apesar de irrefutável em muitos pontos, possui conteúdo cruelmente histórico, de modo que, se atentarmos bem, inclusive os axiomas mais assertivos são relativizados em função das novas instituições políticas. Inclusive os elementos mais reconhecidos do poder popular deverão sofrer se desejarem a permanência enquanto conceito, modificações estruturais. No que diz respeito a uma teoria geral do poder popular é absolutamente conhecido que os legisladores municipais, na sua maioria, não dispõem de uma, portanto, observo que os atuais legisladores municipais não possuem uma teoria geral do poder popular porque não possuem uma teoria geral das formações do poder popular.
“... não existe teoria geral do poder popular, pois não poderia haver. Nesse ponto, é preciso ser rígido com as críticas, de boa ou de má fé, que recriminam as pretensas carências do legislativo municipal ao nível de uma teoria geral do político e do poder. Um dos méritos do poder popular é justamente o de ter afastado, neste caso como em outros, os grandes devaneios metafísicos da filosofia política, as vagas e nebulosas teorizações gerais e abstratas que pretendem revelar os grandes segredos da História, do Político, do Estado e do Poder" (Cardozo, 2011).
O argumento resta bastante claro, contudo ao nos confrontarmos com algumas teses apresentadas pela população almeidense a cerca do poder legislativo municipal, somos constrangidos com algumas aparentes contradições. Parece evidente que uma teoria que se pretende opositora dos arroubos metafísicos da tradição possuirá desconforto com a enunciação da possibilidade de uma teoria geral, mas quando enunciamos que a separação entre teoria e prática é um ponto forte de nossa capacidade formuladora, parece que cometemos o mesmo engano que objetivávamos evitar. Não se trata de nenhum paradoxo performativo, mas de uma contradição, dessa vez podemos dizer que não tão somente aparente, porque, independentemente do que motive a assertiva, a separação entre teoria e prática é o que possibilita a estrutura lógica dos argumentos hipotéticos.
Não cabe aqui discutir o grau de responsabilidade da população frente aos desastres dos legisladores municipais almeidenses e das gafes por eles cometidos, primeiro porque não é clara a possibilidade de se aplicar um conceito como o de responsabilidade a fenômenos que não sejam perfeitamente previsíveis, como a ação de homens em determinadas condições, segundo porque ainda que pudéssemos aplicar a noção de responsabilidade em situações não tão previsíveis, não estaria certo que coletividades pudessem ser imputadas e terceiro porque jamais poderíamos imputar o conceito de responsabilidade a população, pois sua influência pouco ou nada depende de sua atividade (ainda para casos muitos extremos como o aplicado a política).
Em pequeno axioma pensamos ser correto dizer que a influência do poder popular, ou a influência das suas idéias na vida prática é sempre muito menor do que pretende o filósofo e sempre muito maior do que pretende o historiador. Para a intempestividade: muito menor do que esperamos e muito maior do que imaginamos. Contudo, os malabarismos que o poder popular utiliza para absolver a política são completamente absurdos, assim como suas analogias. É uma defesa verdadeiramente ruim de o poder popular afirmar que a ligação do desastre do poder legislativo almeidense e a população que não sabe votar seriam sumariamente levianas.
Se “sempre existe uma distância estrutural entre teoria e a prática, entre teoria e o real” essa distância não pode ser invocada para quebrar as possíveis responsabilizações e não ser invocada para justificar a ausência de uma população politizada. O argumento da impossibilidade de culpa direta da população é bastante coerente, contudo essa linha narrativa estabelece vinculação necessária entre teoria e prática. Não podemos jogar fora o fato de que é a população que vota é uma estrutura teórica eminentemente prática. Com intensidade tal que a separação entre teoria e práxis chega a não fazer sentido. De modo que em largas linhas concordamos com as conclusões alcançadas pelo poder popular de que eles escolhem, portanto, são os culpados diretos pelos fracassos, mas não concordamos com a escada que usou para subir nesse telhado.
O ALMEIDA HOJE?
A implicância que tenho com aqueles que se vale da máxima de que ITO já está ré-eleito de modo não ortodoxo é bastante significativa, creio que esse discurso poderia dialogar com mais generosidade se levasse um pouco mais a sério os seus aparentes oponentes enquanto intérpretes dos Neivas. Entendo que ITO é franco favorito para a ré-eleição, mas, considerar já eleito, mim parece temerário tendo em vista, que a campanha ainda está na fase preliminar. Os principais adeptos desse discurso, ao contrário de ajudar, podem prejudicar. Dialogar com eleitor a partir de comparação de gestão seria o caminho ideal, porque contamos com uma gestão e um gestor que está funcionando e dando uma nova ossatura ao o Almeida, com a qual o adversário não tem argumento para combater. Assim, ao invés de preconizar que já estamos eleitos, vamos debater gestão e desenvolvimento municipal através de um místico holismo, buscaremos explicitar sua possível precipitação no julgamento desses autores. Para então examinarmos o papel da ideologia em seu pensamento e confrontarmos o conceito de bom gestor com a noção de mau gestor.
Todos sabem que a população é emotiva tanto nas suas ações, tanto nas suas escolhas, quanto nas suas abstenção, da mesma forma sabemos que as formas contemporâneas de persuasão agem contra a singularidade, contra a individualidade, contra a inventividade e a favor da individualização, da generalização e da serialização. A população tanto concorda com essas sentenças que as confirma. Vejamos:
“Não existem classes sociais anteriores à sua contestação, isto é, às suas lutas. As classes sociais não se colocam “em si” nas relações de poder para entrar na luta (classes “para si”) somente depois ou noutro lugar. Situar a população em sua ligação com as relações políticas é delinear os contornos primeiros de sua presença na luta de classes” (Cardozo, 2011).
O que nos leva a perceber que a noção de classe enquanto conceito que pode ser utilizado como agente de reação contra um determinado estado de coisas demanda, antes de tudo, reação a serialização, à generalização e à individualização. Uma classe é um posto de reação a certas disposições da política, tão somente quando consegue alguma ação criativa sobre si. Alguma inventividade sobre sua condição. Alguma singularidade sobre sua função. A exposição das relações populares serve quando aponta para o “marco zero” de onde uma classe deve ser inventada. A política possui classes ainda que não haja singularidades nessas, mas conta com classes inertes, corpos passivos com relação aos quais pode imprimir as suas marcas. A classe, no sentido da política, rejeita as marcas externas para fundar suas próprias. Daí a noção de que a política não possui dentro nem fora, mas somente relações exteriores, pois não admite que de fora seja interiorizada uma classe, para a qual regras são ditadas e papéis são estabelecidos. O ato criativo de composição de uma classe é traduzido enquanto condição de possibilidade para a ação política na instituição ou contra a instituição.
Sou bastante cético quanto à aceitação de uma linguagem tradicionalmente popular, sem que essa sofra apropriações teóricas mais próximas aos problemas que deseja resolver, contudo, quando critico o poder legislativo municipal almeidense parece sofrer de um preconceito terminológico, não o agrada a pluralidade terminológica, basta dizer que eu, inclusive pelo fato de ser amante da política, sou um cético ruim. A perturbação, ou a taraché para os céticos, da política o leva a reinventar parcelas interessantes da teoria do poder popular, mas não o levam reinventar a própria teoria, o pensar dentro das arestas conceituais do poder popular faz mal a falsos políticos, de modo que não aceita o padrão da nova moral, mas não consegue estar confortável em novos mundos.
Que ITO é melhor gestor que JOEL é fato. Mas não é só isso, acreditamos que ITO também lida melhor com a rés-pública (coisa Pública) do que seu adversário. A capacidade administrativa, o cuidado com a educação, saúde e estradas não é a única qualidade de ITO, como não é o único objeto da sua ré-eleição, entendemos que ITO tem a seu favor, uma grande aliança política que lhe dar suporte necessário de governabilidade, da mesma forma que precisamos criar um poder legislativo municipal transparente, independente e, ao mesmo tempo, aliado sem perder o seu verdadeiro papel fiscalizador. Ter uma Câmara Municipal forte e independente tem muito mais a acrescentar aos debates sobre os rumos do município do que parece crer aqueles que acham que tendo um poder municipal fraco e despolitizado ajuda na gestão municipal. Isso é um discurso falso que acaba por subvertê-lo um pouco, no sentido de que vai contra o “verdadeiro anseio popular”.
Veja mais em: http://professorcardozodeputadofederal5013.blogspot.com
*Jeorge Luiz Cardozo é professor mestre e pré-candidato a vereador por Conceição do Almeida em 2012.
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